quarta-feira, 14 de março de 2012

Sessão 3 - Tarefa 3 - Comentário ao Tutorial "Quer aprender a criar um Podcast?"

Felicito a colega Marta Medeiros pelo trabalho realizado e aproveito para tecer alguns comentários sobre a importância do podcast.
Vivendo a sociedade numa dinâmica tão complexa em que o tempo é cada vez mais escasso, o podcast aparece como uma tecnologia opcional de apoio ao ensino tanto na modalidade presencial como na e-learning. 
O podcast é uma ferramenta que pode ser usada em contexto educativo e ser combinado com outros métodos e com outras ferramentas, tendo em vista o sucesso da educação. 
Uma das grandes particularidades do podcast é ser uma ferramenta simples que não exige grandes investimentos. Pode criar-se usando o software Audacity e o PodOMatic, entre outros, que são totalmente gratuitos e de utilização relativamente fácil, depois de bem explorados. 
Permite que os professores disponibilizem materiais didáticos em formato áudio que poderão ser ouvidos a qualquer hora e em diferentes espaços geográficos. 
O podcast poderá motivar os alunos quer na produção quer no consumo de informação. Se for produzido corretamente poderá converter a informação em conhecimento. Permite ao aluno a adoção de metodologias de trabalho tendo em conta os seus interesses e ritmos de aprendizagem, desenvolvendo-lhes a autonomia e a criativa. 
A produção de podcast em contexto de ensino/aprendizagem, enquanto potenciador de práticas inovadoras no ensino, é uma mais-valia na aprendizagem e na motivação para a leitura, nos vários níveis de ensino.
Tem-se apresentado como uma poderosa ferramenta no processo de inclusão dos invisuais no mundo das tecnologias, dando-lhes espaço no mundo virtual.
Na BE, os podcasts apresentam-se como uma ferramenta inovadora para a divulgação de eventos, discursos de oradores em palestras, recursos disponíveis para disciplinas, livros, bases de dados, etc, permitindo ainda uma maior interação com os seus utilizadores. 

Pessoalmente gostei da forma simples e clara como foi apresentado este trabalho. 
Parabéns!
Bom trabalho,
Adosinda  

Sem comentários: