terça-feira, 10 de abril de 2012

Sessão 5 - Comentário à planificação de uma atividade - Adosinda Pires por Marta Medeiros - Segunda, 9 Abril 2012, 18:30


Gostei bastante da atividade proposta pela colega Adosinda, está bem estruturada e especifica detalhadamente as diferentes fases do projeto. Além disso e, depois de analisar alguns trabalhos, este mereceu da minha parte uma especial atenção em função de ser aplicado a turmas do 1ºciclo, podendo futuramente recorrer ao mesmo para dinamizar. É um projeto interessante, motivador e enriquecedor quer a nível de aquisição de conhecimentos teóricos como práticos, remetendo-nos para as competências tecnológicas, onde os alunos podem ser envolvidos na aprendizagem e no ensino de conteúdos. Potencia-se a articulação da biblioteca escolar no apoio e ligação ao currículo e ao trabalho desenvolvido pelos professores (Professores Titulares de Turma, Professores de Apoio ao Estudo e Professor da Equipa da BE) em contexto de sala de aula/biblioteca escolar.
Conciliam-se aqui duas ferramentas “Batalugu eTikatok” para a criação de contos virtuais e a criação de livros. Como a própria colega refere, ambas permitem trabalhar a escrita colaborativa considerada uma ferramenta significativa para ensinar aos alunos a importância de trabalhar juntos, suportando uma combinação de alfabetização e habilidades para a vida, e também, nestes programas, se podem visualizar os contos virtuais nas livrarias pessoais, sendo a impressão dos mesmos sempre possível.
Uma particularidade importante é a possibilidade de partilha online (em diversos sítios) dos trabalhos realizados, funcionando como um forte estímulo para os alunos, revelando-se mais empenhados e aplicados nas tarefas propostas uma vez que sabem que outros podem ver o produto do seu trabalho. Assim, partilham-se opiniões, perspetivas e experiências propiciando a interação social e o desenvolvimento de aprendizagens relevantes.
É, pois, imperioso preparar as gerações para esta nova forma de estar, onde todos são consumidores e produtores e onde as capacidades de pesquisar e de avaliar a qualidade da informação são críticas. (Carvalho, 2006; Carvalho et al., 2005).
Durante esta experiência, não só alunos e professores desenvolverão competências relacionadas com a leitura e o livro e as novas tecnologias, mas também os pais/encarregados de educação, pois com a permissão dos professores, no programa Tikatok, eles poderão ter acesso à conta dos seus filhos e, se pretenderem, poderão adquirir a impressão do livro recorrendo ao serviço que este programa disponibiliza.  
Hoje, mais do que nunca, o professor tem um novo papel a desempenhar, o de “facilitador da aprendizagem”, apoiando o aluno na sua construção individual e colaborativa do conhecimento, proporcionando-lhe autonomia na aprendizagem e incentivando ao desenvolvimento de pensamento crítico, preparando-o para a tomada de decisão, numa sociedade globalizada e concorrencial.

Sem comentários: